Entrevista com Lucinha Moraes e Jorge Conceição

Oficina e cortejo Boiada dos Leitores: Biblioteca Monteiro Lobato



"Biblioteca Infantil Monteiro Lobato promove a oficina e cortejo Boiada dos Leitores"

BoiLeitor

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (IBML), unidade da Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa), promove no dia 14 de junho (domingo), às 10h, uma oficina para a construção do Boi Leitor, seguida de um cortejo pela Praça Almeida Couto em celebração ao período junino.

A oficina será ministrada pelo professor e escritor Jorge Conceição, autor do livro Boi Multicor, que também será o padrinho do Boi Leitor, e abordará a importância dos festejos populares na infância e a ressignificação dos conteúdos e estórias infantis, que são caracterizadas por práticas e métodos considerados preconceituosos e violentos (Boi da Cara Preta). Além disso, as crianças confeccionarão seus próprios bois multicores com caixas de papelão, tecidos, tintas e outros materiais decorativos.


“Nós faremos um trabalho da arte voltado para a diversidade, para a ecologia e o cuidado com o animal. Queremos desconstruir a história tradicional que liga o boi a coisas negativas para trabalhar a beleza e a inteligência que existe na diversidade”, afirma Jorge Conceição. O autor explica ainda que a oficina visa uma adaptação do São João e da cultura interiorana da Bahia, respeitando a base ecológica através da construção de um boi feito com material reciclável.


Segundo Rosane Rubim, diretora da BIML, a atividade busca também incentivar a literatura infanto-juvenil. “Nós queremos prestigiar o São João fazendo um paralelo com a leitura. Será a nossa homenagem aos festejos juninos sem esquecer de incentivar sempre a literatura para as crianças e adolescentes”, informa Rosane Rubim.

Após a oficina, um cortejo levará o Boi Leitor pela Praça Almeida Couto (Nazaré), onde está localizada a Biblioteca, com a participação das crianças do Projeto Tambores e Cores, que animarão a festa vestidos com os bois feitos de caixa de papelão, confeccionados durante a oficina. Finalizando as atividades, a criançada poderá curtir um show do grupo Canastra Real, com a educadora Luciene de Souza.

Sistema –As Bibliotecas Públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por cinco bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, duas de Extensão, uma no município de Itaparica e uma Biblioteca Virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece assistência técnica para mais de 500 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.


FONTE:

http://www.fpc.ba.gov.br/biblioteca-infantil-monteiro-lobato-promove-a-oficina-e-cortejo-boiada-dos-leitores/

PLURAL nº 15 - LITERATURA AFRICANA- A FALA É DO Profº JORGE CONCEIÇÃO

Entrevista Professor Jorge Conceição - Coordenador do Cineclube Imaginário -BA